Avançar para o conteúdo principal

OPERÁRIO DE FRASES VÃS






Tenho a desgastante tarefa de escrever frases inúteis. Serão lidas, com sorte, uma única vez. Depois lixo.
Escrevo as frases mais efémeras que existem.

O propósito é esse, o de escrever frases pálidas para serem lidas uma só vez. No princípio pensei que não, mas desenganei-me cedo. Neste trabalho escusado, não sobra tempo, amanhã pedem-se outras frases feitas, e é sempre assim, até secar a fonte, ou vir a enlouquecer, uma forma de bater a porta com estrondo.

Alguém tem que fazer este trabalho, há muitos que se puderem arrastam a minha honradez para a sarjeta para ocuparem esta cadeira, ainda por cima desconfortável. Basta um pequeno descuido, um titubeio, para alimentar o rastilho dos equívocos. Logo se inventam enredos, com personagens falsos e boas mentiras, e correm connosco, desta profissão única dos fazedores de frases inúteis. Depois, não se arranja emprego em lado nenhum. É voltar para casa dos pais se ainda existirem ambos: os pais e a casa.
Os tempos não estão para facilidades, agarra-se o que aparece. Já vi passarem por este local muitos rostos inexpressivos, quem sabe cheios de sonhos na cabeça. Esqueci-lhes nomes, e eles o meu.

Temos que ganhar sustento, este é um trabalho como outro qualquer. Nem melhor, nem pior. Um pingar da vida a conta-gotas e algum dinheiro para comprar cenouras. Escrever frases vazias não é das coisas piores. É inútil mas não é de todo mau. Só incómodo.

Não há horas de saída, sempre novos assuntos banais a pedirem novas frases. É um processo infindo, sem fim à vista.

Não tenho vida própria, mas do que vou ouvindo por aí, há muitos nestas condições, desconfio até, que serão todos. No princípio por ser estagiário, queria demonstrar trabalho, motivação (os patrões valorizam muito a motivação). Escrevia redondas notícias sobre tudo o que me mandavam. Era solícito. O tempo entretanto passou, fui ficando, e dei por mim que escrever tornou-se uma banalidade, é como beber um copo de água.
Agora já não sei fazer mais nada, sou organicamente inútil no que faço e no que não sei fazer, que são todas as restantes possibilidades que o mundo oferece e que desperdicei.
Nem para escritor dou. É uma elaboração que exige frases inúteis criativas, um esforço suplementar que não atinjo.

Habitualmente, começo a jornada vai ainda madrugando e saio quando tiver que sair, pouco antes do dia clarear. Pego a entrada com a saída, o que me dá aproximadamente tempo para um banho, trocar de roupa e olhar com algum desalento para a cama do meu quarto que tem um colchão de molas com quinze anos praticamente novo. Já não me lembro bem da minha casa, mas sei que tenho livros, do tempo em que pensava que para escrever boas frases, tinha de as ler primeiro.

Nunca fui bom com números. Não sei, mas alguém me disse que os números constroem umas frases boas. Devo ter escrito uns milhões de frases vulgares. Não me lembro de nenhuma que possa usar nos raros encontros sociais que assisto, para lustrar-me como pessoa à frente dos convivas. Geralmente entro e saio calado.
O meu trabalho não tem verdade nem mentira. É um correr ininterrupto de frases frívolas. Muitas falam de coisas inexistentes, mas ao fim de tanto tempo a escrevê-las, eu o leitor – se ainda existem – a lê-las, acreditamos em tudo.

Falei em leitores anónimos e nem sei se os tenho. Não escrevo para eles. Escrevo para comprar cenouras. E porque me mandam.

Antes esta profissão tinha nobreza (com carteira profissional e tudo), hoje dizer-se isto é considerado insultuoso e retrógrado. Só me apercebi da minha inutilidade vinte anos depois de juntar mecanicamente palavras. Levei todo esse tempo para o concluir, agora é tarde, não sei fazer mais nada. Devo ter-me tornado inútil como as frases que escrevo.

É bem possível que venha a morrer antes de chegar à reforma, o que me vai facilitar o futuro, que não saberia como ocupar, e reler os livros que tenho está fora de questão. A cama, alguém ficará com ela já que está praticamente nova, como disse.

Devo ser dos últimos, este trabalho deixou de fazer sentido. As pessoas distraem-se mais a ver as imagens do que a ler.
O jornal vai deixar de fazer edição em papel, agora é quê as frases se vão esfumar num pestanejar. Antes eram cunhadas nas folhas e ficavam impressas, não podiam fugir para lado nenhum. Agora com os computadores, ora estão aqui ora ali, a mudarem constantemente de sítio e até mesmo, lê-se uma coisa de manhã e uma hora depois já foi alterada: sofreu uma actualização. Que interesse é que isso tem? Nenhum.
Uma notícia para ser tida em consideração precisa de pelo menos vinte e quatro horas, para se deixar respirar, ganhar consistência. São demasiadas horas, ninguém tem tempo.
O sonho que sonhei de ter uma profissão e uma “causa” numa só, e deu nisto: fabricante de balões cheios de ar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AI DO QUE GOSTEI E DO QUE GOSTO

  Gostei da alcofa pousada na marquise onde entrava o sol com abundância e a minha avó costurava. Gostei do colo da minha avó.   Gostei que me afagasse os lençóis ao deitar.   Gostei de alguns tons escuros, os das noites, outros não.   Gostei do silêncio da noite, gostei em geral dos silêncios. Gostei de ouvir num radio a pilhas músicas que me fizeram sonhar sonhos bons. Gostei do cão Tôto, de caça, onde cavalguei no pátio, a imaginar-me cavaleiro. Gostei daquela casa onde só me lembro do parapeito da janela, onde presumo que aos fins de dia eu e a minha avó víamos as pessoas a passar na rua e nós, abeirados do beiral as cumprimentávamos. Gostei de odores que já não identifico. Gostei da tia Rosa, mulher ainda mais pobre que nós a quem dávamos de comer e ela, em troca, me dava todo o seu amor porque nunca teve ninguém seu. Era eu. Gostei do carro de bombeiros que o meu avô me ofereceu. Tinha uma sirene. Era único. Gostei do primeiro livro de quadradinhos, contava

BERLINDES

Eram berlindes e guelas, os primeiros mais pequenos, os outros, mais vistosos, abafavam os berlindes. Eram de vidro cheios de cor, muitas, com padrões que davam ao girar a sensação de movimento encantatório. Compravam-se nas papelarias de bairro, pequenas superfícies habitualmente familiares que vendiam de tudo de uma forma absolutamente eficaz e personalizada. Estabelecimentos, não superfícies, designações de um presente deselegante, um nome que soa estranho e é frio. Os proprietários e os empregados sabiam os nossos nomes. Podíamos levar e pagar depois, numa contabilidade honesta que se fazia no livro dos devedores, preenchido a lápis de carvão. Este calhamaço era uma história do negócio, onde se desfiavam listas de nomes e produtos e datas. Raramente era usado para lembrar os atrasos: ninguém queria estragar relações de boa vizinhança, num tempo em que a honra e a honestidade eram valores não transacionáveis. Uns buracos no chão com uma distância entre si, medi

COPOS E GAJAS BOAS, DE PREFERÊNCIA

De manhã se começa o dia, dizia a minha querida avó, mulher avisada, que vestia de preto, tinha um buço pronunciado e gostava da pinga às escondidas. Como quem sai aos seus, aos seus sai, já enfiei dois medronhos, para dar energia a enfrentar o dia que dá trabalho, e até chegar ao fim, é uma peregrinação quase religiosa ao botequim do chico. Pelo menos tenho fé em ir lá, é uma espécie de purificação do meu interior. Agora só bebo sininhos, estou em dieta alcoólica, só pequenas quantidades (de cada vez claro). Não se pode dizer que saia caro. Cada sininho são 30 cêntimos. Um copo de três, cinquenta cêntimos. Apesar de alguém desavisado poder estar em desacordo (está longe, não vê, está mal informado), sou uma pessoa poupada: só bebo um de cada vez. Se descontar de todos os que bebo, as ofertas, os brindes às efemérides de cada parceiro que frequenta o botequim, e os que o Chico se esquece de cobrar, gasto realmente muito pouco. Sou portanto no Sul, um dos homens mai

CAVALO-MARINHO

  Na distância do tempo que leva a vida a passar, as imagens mais antigas confundem-se, fundem-se mesmo, é difícil apurar certezas. Vejo-me a olhar fascinado e miúdo, a primeira vez, um cavalo-marinho. Ressequido, mas conservado, pousado na palma da minha mão. Se na altura conhecesse uma palavra mais pomposa do que renda, diria filigrana. Aconteceu quando estava de visita a uma casa liliputiana, de tios meus. A meu ver uma casa cheia de misteriosos e pequenos tesouros, que ia descobrindo na curiosidade de criança, abrindo gavetas e mexendo em prateleiras. Uma casa que tinha um olho de vidro da vista direita da minha tia, pousado no fundo de um copo cheio de água na mesa de cabeceira, a olhar para mim com um olhar espantado, esgazeado, e eu a olhar para ele, a princípio receoso,  depois a querer saber o que havia por trás de um olho, já que os vemos sempre colocados nas órbitras dos usufrutuários e não sabemos o que está por trás. Este olho de vidro é a prova óbvia que a minha tia ficou

DO AMOR INCONDICIONAL - 1-DO PODER

Nesta pluralidade que é a natureza, nesta obra dos acasos ou de causas superiores insondáveis, há seres cuja beleza cativa o mundo. A beleza é o argumento mais forte do poder. Dança à sua volta, danças do ventre, sensuais, húmidas, viciantes. Sabe rodeá-lo e tecer a sua teia invisível mas inquebrável, ata-o de mãos e pés, imobiliza, inteiramente hipnotizado. Perante a força irracional que irrompe de uma obra sinfónica, para pôr um exemplo de beleza superior, o homem baixa as defesas, entrega a sua sorte no embalo da música, extasiando-se é levado por essa torrente de emoções. Os efeitos dessa mistura explosiva, do casamento da beleza com o poder leva os seres a atitudes que não se alcança imaginar, coisas fora da lógica. Práticas do bem e o mal, sem noção, do bem e do mal, coisa subjectiva que leva por vezes a equilíbrios no fio da navalha. O aparecimento fugaz de um tigre listrado, meio visto, meio escondido no restolho dos arbustos, hipnotiza quem o vê e olha,