Avançar para o conteúdo principal

DESCUIDADOS DE DEUS - O MUNDO NÃO ACABOU: "INTERREGNA"







Todos voltaram às suas coisas, sabe-se de experiência vivida que quando se vivem momentos de grande intensidade, findos, são geradas condições imediatas, vindas sabe-se lá de onde, que repõem a harmonia. São o carro vassoura, o último que segue o pelotão, que recolhe os cacos, os estragos, que varre e limpa, para que tudo seja rapidamente esquecido, apagado, condição imprescindível para se seguir em frente. E foi o que todos fizeram: reintegraram os acontecimentos recentes, deixaram assentar poeiras, e voltaram a dar-se em íntimos quotidianos com a suas vidas privadas.

Todos não. O Juiz não esqueceu, nem o pintor, nem o filho deste. Outros terá havido que não mas não se manifestaram como estes.

O Juiz fez o mais difícil julgamento da sua longa carreira, levado ao limite da responsabilidade, como homem e como garante do Direito. Julgar Deus, deixa marcas que não cicatrizam. Mesmo assim preparou-se o melhor que pode, leu e releu as leis e os grossos calhamaços onde elas estão escritas.

É certo que as leis dos homens não são as leis de Deus. No entanto, foi as que tinha à mão e as que usou no uso da presidência do colectivo, tentou e foi  equânime e justo.

Cumpriu com a sua consciência. Num futuro, quando chegar a sua vez, não será por esse episódio que Deus lhe negará a entrada pela porta principal do paraíso, a menos que tenha ficado ressentido, mas esse é um sentimento humano.

Em nenhum momento deste delicado processo, sentiu a soberba a tomar conta de si, inchando de vaidade pela falsa sensação de ser o Juíz do Criador. Acima de todos os homens, deles e de Deus, pecadilho que acontece – raramente mas acontece – nos que decidem os destinos traçados nas barras dos tribunais.

Estava de bem consigo, tinha cumprido a sua função, tentar junto de Deus a resposta às dúvidas das pessoas, legítimas, adiadas desde o primeiro dia, já que na excepção dos místicos e dos beneficiários de milagres, Ele nunca mais foi avistado, não tendo os homens nenhuma oportunidade de fazer essas perguntas fundamentais para a pacificação dos tormentos de incompletude e mortalidade.

No final ficou tudo na mesma, não se conseguiram respostas definitivas, a conversa de Deus foi ou o peso do silêncio a sentir-se na sua maior amplitude, ou uma conversa desconexa, inconclusiva. Ficaram as questões por solucionar, não será tão cedo uma nova oportunidade para um encontro.
Não foi culpa sua, deu o melhor. Deus não responde perante os homens, a menos que…

Num atelier mais ou menos obscuro num bairro pouco considerado da cidade, de tal maneira que a sua toponímia são números e não nomes (rua 1, rua 2,rua 3…),

bairro de pessoas desabastadas, mas de bem, que vão e vêm para os seus trabalhos todos os dias de uma vida inteira, para conseguirem meia dúzia de pechisbeques e pagarem os estudos dos filhos (que venham a senhores doutores e quebrem o enguiço da mediocridade dos pais, e das suas gerações até à quinta contando para trás – que dizem ser o número de gerações que leva a libertação de um pobre da pobreza).

Nesse bairro, um artista excêntrico e inconformado dedicou-se num comportamento adicto e compulsivo - desde que a história começou e como se não houvesse outro tema -, a pintar os rostos dos descuidados de deus – pintura cortante como um gume de um sabre de samurai.

Deu-lhe para isso e teimou que daria o seu trabalho por terminado, a última pincelada, quando tivesse resolvido esse assunto no íntimo da sua consciência de artista excêntrico, inconformado com os desequilíbrios e as hierarquias injustas nas sociedades dos homens. Ele teria tendências anarquistas, não fosse essa uma utopia praticamente extinta. Agora, todos preferem ser “Nova Era”, que é um género de anarquia ecológica, mas na mesma caótica.

Para além de pintor ele não gostava que uns estivessem por cima, outros por baixo, uns serem mais, outros serem menos.  Haver um operador de marionetas, presumido de lhes dar vida e não emaranhar nenhum fio, nas intermináveis representações que executa no grande palco, era algo que o indispunha, porque ele é um livre-pensador. Ateu mas espiritualista.

O Artista, por uma razão sua do foro filosófico interior – alinhamento pessoal dos eixos do entendimento das coisas do universo -, resolveu-se até pôr um ponto final na sua inconformidade, a pintar as caveiras que dão estrutura a esses rostos, dos descuidados de Deus. Trabalho imenso porque estas criaturas são muitas e revestem muitas formas e feitios.






Houve outra razão. Ser o pai de um dos meninos que naquele dia visitou o jardim zoológico, e juntamente com os outros meninos, os humilhou, enxovalhou, aos símios. O seu filho foi dos que mais bateu na proteção de vidro grosso que os separava, dos que mais macacadas fez. E esse comportamento foi referido pela professora, ao final do dia, quando o pai, o pintor, o foi buscar à porta da escola.

Ficou incomodado com esse acontecimento e a velha desculpa que às crianças tudo se desculpa (são ingénuas, puras, sem maldade intrínseca) não a aceitava. Nesse dia, com o filho pela mão e nos dias seguintes, teve esse mal-estar, e querendo encontrar uma resposta que o tranquilizasse, deu-se a pintar caveiras.

Banais, qualquer um diria serem humanas e podia-se perguntar o que leva um pintor, a pintar caveiras, tema complicado de expor numa parede de sala de estar, de estar onde for que seja, num apartamento privado, num consultório de dentista, mesmo num gabinete de um director de um banco. Coisa macabra.




Ele pinta-as, é uma conversa sua, privada, e se pinta para que seja visto, no seu caso nada disso faz sentido, já que ele nem sequer pensou que alguém o quisesse ver, além de um círculo restricto de pessoas próximas, que lhe reconhecem a genialidade sem insistirem muito no assunto,  não o querem perturbar.

É um pintor que pinta para si, e assim deviam ser todos: os que escrevem e os que compõem música, os que constroem lindos origami. E se as artes fossem assim e não cedessem a democracias, seriam respeitadas, punham o público na ordem certa, e não havia necessidade de deuses para entreter-lhes a cabeça. A arte seria como que a religião universal, sem orações, nem iconografias, nem vales-crédito-pontos acumulados para uma morada no além.

Só deslumbramento e momentos de felicidade.

Perguntar-se-á porque o pintor se deu a pintar as caveiras dos descuidados de Deus. Porque como em tudo, tudo tem duas faces, o dentro e o fora, e só se pode conhecer bem uma coisa quando se conhece a sua ideia geral, ideia esta só apreensível vendo-se o fora e o dentro.

Os rostos, o exterior desses rostos, bem os vimos, transmitiam os seus estados de espírito (palavra arriscada), exaltados porque Deus os descurou. Mas uma boa perspectiva, tem-se na posse de todos os seus ângulos. Daí ser necessário para completar a informação, ele pintar o dentro, vindo a sua galeria a transformar-se numa morgue de caras iradas e cabeças vazadas de revestimento, penduradas nas paredes.

Saltam à vista as crateras onde ontem existiram olhos, e hoje o nada: as órbitas vazias de uma caveira são a marca da identidade mais arrepiante, porque é nos olhos que está a vida, e quando vazadas deixaram de ser identidade.

Pinta caveiras neste entretanto do futuro, um interregno, para se libertar – ou não – da ideia de Deus. O seu modo de negação e luto. Depois disso, depois de limpar completamente o preto, virá um tempo novo, uma renascença, a folia, o início de uma nova era de alegria.




Falta falar da criança. Esta traumatizou, porque apesar de ingénua e pura e sem maldade e sem espírito crítico desenvolvido, a dado momento, no processo de macaquear os macacos, de bater no vidro e fazer carantonhas, captou fugazmente o olhar desiludido e triste de um pequeno macaco, como ele, a esconder-se assustado, na protecção dos braços da sua mãe.

Nesse instante não o sabendo dizer dessa forma, o rapaz percebeu humanidade. Deixou de pontapear o vidro, virou costas e sentou-se, mais afastado da cena.

Ficou ali até terminar a visita da escola e quando a professora à sua frente referiu o episódio ao pai, ele teve pena que ele tivesse ficado desanimado com o seu comportamento, porque percebeu isso, tinha sensibilidade.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

AI DO QUE GOSTEI E DO QUE GOSTO

  Gostei da alcofa pousada na marquise onde entrava o sol com abundância e a minha avó costurava. Gostei do colo da minha avó.   Gostei que me afagasse os lençóis ao deitar.   Gostei de alguns tons escuros, os das noites, outros não.   Gostei do silêncio da noite, gostei em geral dos silêncios. Gostei de ouvir num radio a pilhas músicas que me fizeram sonhar sonhos bons. Gostei do cão Tôto, de caça, onde cavalguei no pátio, a imaginar-me cavaleiro. Gostei daquela casa onde só me lembro do parapeito da janela, onde presumo que aos fins de dia eu e a minha avó víamos as pessoas a passar na rua e nós, abeirados do beiral as cumprimentávamos. Gostei de odores que já não identifico. Gostei da tia Rosa, mulher ainda mais pobre que nós a quem dávamos de comer e ela, em troca, me dava todo o seu amor porque nunca teve ninguém seu. Era eu. Gostei do carro de bombeiros que o meu avô me ofereceu. Tinha uma sirene. Era único. Gostei do primeiro livro de quadradinhos, contava

BERLINDES

Eram berlindes e guelas, os primeiros mais pequenos, os outros, mais vistosos, abafavam os berlindes. Eram de vidro cheios de cor, muitas, com padrões que davam ao girar a sensação de movimento encantatório. Compravam-se nas papelarias de bairro, pequenas superfícies habitualmente familiares que vendiam de tudo de uma forma absolutamente eficaz e personalizada. Estabelecimentos, não superfícies, designações de um presente deselegante, um nome que soa estranho e é frio. Os proprietários e os empregados sabiam os nossos nomes. Podíamos levar e pagar depois, numa contabilidade honesta que se fazia no livro dos devedores, preenchido a lápis de carvão. Este calhamaço era uma história do negócio, onde se desfiavam listas de nomes e produtos e datas. Raramente era usado para lembrar os atrasos: ninguém queria estragar relações de boa vizinhança, num tempo em que a honra e a honestidade eram valores não transacionáveis. Uns buracos no chão com uma distância entre si, medi

COPOS E GAJAS BOAS, DE PREFERÊNCIA

De manhã se começa o dia, dizia a minha querida avó, mulher avisada, que vestia de preto, tinha um buço pronunciado e gostava da pinga às escondidas. Como quem sai aos seus, aos seus sai, já enfiei dois medronhos, para dar energia a enfrentar o dia que dá trabalho, e até chegar ao fim, é uma peregrinação quase religiosa ao botequim do chico. Pelo menos tenho fé em ir lá, é uma espécie de purificação do meu interior. Agora só bebo sininhos, estou em dieta alcoólica, só pequenas quantidades (de cada vez claro). Não se pode dizer que saia caro. Cada sininho são 30 cêntimos. Um copo de três, cinquenta cêntimos. Apesar de alguém desavisado poder estar em desacordo (está longe, não vê, está mal informado), sou uma pessoa poupada: só bebo um de cada vez. Se descontar de todos os que bebo, as ofertas, os brindes às efemérides de cada parceiro que frequenta o botequim, e os que o Chico se esquece de cobrar, gasto realmente muito pouco. Sou portanto no Sul, um dos homens mai

CAVALO-MARINHO

  Na distância do tempo que leva a vida a passar, as imagens mais antigas confundem-se, fundem-se mesmo, é difícil apurar certezas. Vejo-me a olhar fascinado e miúdo, a primeira vez, um cavalo-marinho. Ressequido, mas conservado, pousado na palma da minha mão. Se na altura conhecesse uma palavra mais pomposa do que renda, diria filigrana. Aconteceu quando estava de visita a uma casa liliputiana, de tios meus. A meu ver uma casa cheia de misteriosos e pequenos tesouros, que ia descobrindo na curiosidade de criança, abrindo gavetas e mexendo em prateleiras. Uma casa que tinha um olho de vidro da vista direita da minha tia, pousado no fundo de um copo cheio de água na mesa de cabeceira, a olhar para mim com um olhar espantado, esgazeado, e eu a olhar para ele, a princípio receoso,  depois a querer saber o que havia por trás de um olho, já que os vemos sempre colocados nas órbitras dos usufrutuários e não sabemos o que está por trás. Este olho de vidro é a prova óbvia que a minha tia ficou

DO AMOR INCONDICIONAL - 1-DO PODER

Nesta pluralidade que é a natureza, nesta obra dos acasos ou de causas superiores insondáveis, há seres cuja beleza cativa o mundo. A beleza é o argumento mais forte do poder. Dança à sua volta, danças do ventre, sensuais, húmidas, viciantes. Sabe rodeá-lo e tecer a sua teia invisível mas inquebrável, ata-o de mãos e pés, imobiliza, inteiramente hipnotizado. Perante a força irracional que irrompe de uma obra sinfónica, para pôr um exemplo de beleza superior, o homem baixa as defesas, entrega a sua sorte no embalo da música, extasiando-se é levado por essa torrente de emoções. Os efeitos dessa mistura explosiva, do casamento da beleza com o poder leva os seres a atitudes que não se alcança imaginar, coisas fora da lógica. Práticas do bem e o mal, sem noção, do bem e do mal, coisa subjectiva que leva por vezes a equilíbrios no fio da navalha. O aparecimento fugaz de um tigre listrado, meio visto, meio escondido no restolho dos arbustos, hipnotiza quem o vê e olha,