Avançar para o conteúdo principal

O SITIO DE MELIDES




Melides é frique, que bom, já há militantemente poucos. O hippie chique e a esquerda caviar são dois braços da mesma vibe mas não emitem aquele frisson de uma liberdade quase anárquica.

Melides traça a linha da fronteira do litoral alentejano, a sul. A norte, veraneiam os intrinsecamente betos, os que juntam o tratamento blasé na forma como se dirigem às pessoas na pessoa do “você”, aos chinelos Vuitton, com os pés ligeiramente encardidos, às imensas pulseiras e colares sei lá, e que passam férias, em suas cottage de colmo e mirras, na Herdade das Herdades, a que já foi a mais do que tudo, que agora se desvanece em talhões cada vez mais pequenos, ainda assim caríssimos.

Melides é frique mas vai deixar de o ser.

Não é uma aldeia nem particularmente bonita, nem particularmente feia, nem tem (ainda) restaurantes particularmente dignos de estrelato. Mas tem restaurantes estrambóticos, inesperados, dados a excentricidades decorativas. Em vez de uma estátua de um ilustre conhecido local, fizeram uma instalação estatuária de uma biblioteca pública, com livros e bancos de pedra, num larguinho, ao lado de uma igreja alentejanamente linda, alvíssima com recortes a azul e um relógio na torre sineira, que deve ter dado horas sonoras.





Melides tem casas feiosas, outras em bom estilo. Vá-se a saber, concentram apontamentos excêntricos nas varandas e quintais: bonecos com roupas de gente e alimárias, de cegonhas desproporcionadas a bambis laranja choque, um festim do kitch.


Será a chamar a atenção, ou resquício dos efeitos deletérios de produtos que os friques dizem usar terapeuticamente?
Em abono, a maioria dos habitantes é gente que não fuma, paga impostos e já se conformou há muito.

No café dos sininhos de medronho, locais queixam-se que não têm um hospital público de jeito - à mão. Há pessoas que nunca estão satisfeitas. Pode ser que os queixosos sejam os friques das ervas de cheiro.

Na estrada que nos dirige à praia, passa-se um parque de campismo, condição suficiente, para fazer de Melides um destino popular e frique. Não o visitámos. Por fora apresenta todos os sinais de que viver temporariamente em harmonia e conexão astral com a natureza no seu estado mais puro, não vai ser uma das experiências para disfrutar neste parque.

A estrada desemboca no parque de estacionamento (gratuito, sinal de que a zona ainda está descontaminada dos efeitos capitalistas das praias da ínsula de Tróia). Apresenta-se aí, um conjunto de edifícios com linhas contemporâneas, a oferecerem restaurantes e bares, até que um dia, quando mudar a sorte que Melides tem de ainda ser frique, serem reconvertidos em lojas com marcas griffe e conceitos echo-trendy, negócios de tias chiques e hippies – algumas de esquerda -, que se meteram no business, porque é giro, não porque precisem do dinheiro. Nascerão também e isso sim como cogumelos: rooftops, sunset spots, com música a bombar futilidade.

Daí à praia um passadiço, em madeira, com vistas para um lago humilde, circundado de hortas e das floras do campo, bucólico.


No final o espectáculo da natureza esparrama-se num manto doirado, a dar o melhor de si, convidando ao desfrute incondicional dos prazeres do mar e da areia, ou simplesmente a deixar-nos estar sentados, repousando olhares, no embalo das ondas de uma água ostensivamente verde que não tem a provar que é autêntica.

Os frequentadores, assim, sem obrigações de nada, reconciliam-se com o mundo, pondo para trás das costas as arrelias da vida. São dias para as pessoas normais, friques ou não, descansarem delas próprias e das que as rodeiam.

O bar da praia, tem uma oferta de produtos e bebidas com custo justo. Às vezes, meio adormecidos, parece sonho, materializa-se um músico com uma guitarra, hipnotizando os fins dos dias, cantando em boa voz cantigas bonitas e poéticas.

É um espaço descomprometido, simpaticamente servido por jovens ainda na fase triunfal de serem imortais (um engano que a vida dá).

Sobram dois apontamentos: consta – sussurros que se ouvem - que figuras do jet-set hippie chique estão a deslocalizar-se da Comporta para esta zona; consta também que quando isso acontecer, Melides deixará de ser frique, o que é pena. Por seu lado, a Comporta voltará a ser um lugar desempoeirado.
O universo gere as leis das compensações, para as quais, os homens não são tidos nem achados.

O problema destes sítios são as melgas.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

AI DO QUE GOSTEI E DO QUE GOSTO

  Gostei da alcofa pousada na marquise onde entrava o sol com abundância e a minha avó costurava. Gostei do colo da minha avó.   Gostei que me afagasse os lençóis ao deitar.   Gostei de alguns tons escuros, os das noites, outros não.   Gostei do silêncio da noite, gostei em geral dos silêncios. Gostei de ouvir num radio a pilhas músicas que me fizeram sonhar sonhos bons. Gostei do cão Tôto, de caça, onde cavalguei no pátio, a imaginar-me cavaleiro. Gostei daquela casa onde só me lembro do parapeito da janela, onde presumo que aos fins de dia eu e a minha avó víamos as pessoas a passar na rua e nós, abeirados do beiral as cumprimentávamos. Gostei de odores que já não identifico. Gostei da tia Rosa, mulher ainda mais pobre que nós a quem dávamos de comer e ela, em troca, me dava todo o seu amor porque nunca teve ninguém seu. Era eu. Gostei do carro de bombeiros que o meu avô me ofereceu. Tinha uma sirene. Era único. Gostei do primeiro livro de quadradinhos, contava

BERLINDES

Eram berlindes e guelas, os primeiros mais pequenos, os outros, mais vistosos, abafavam os berlindes. Eram de vidro cheios de cor, muitas, com padrões que davam ao girar a sensação de movimento encantatório. Compravam-se nas papelarias de bairro, pequenas superfícies habitualmente familiares que vendiam de tudo de uma forma absolutamente eficaz e personalizada. Estabelecimentos, não superfícies, designações de um presente deselegante, um nome que soa estranho e é frio. Os proprietários e os empregados sabiam os nossos nomes. Podíamos levar e pagar depois, numa contabilidade honesta que se fazia no livro dos devedores, preenchido a lápis de carvão. Este calhamaço era uma história do negócio, onde se desfiavam listas de nomes e produtos e datas. Raramente era usado para lembrar os atrasos: ninguém queria estragar relações de boa vizinhança, num tempo em que a honra e a honestidade eram valores não transacionáveis. Uns buracos no chão com uma distância entre si, medi

COPOS E GAJAS BOAS, DE PREFERÊNCIA

De manhã se começa o dia, dizia a minha querida avó, mulher avisada, que vestia de preto, tinha um buço pronunciado e gostava da pinga às escondidas. Como quem sai aos seus, aos seus sai, já enfiei dois medronhos, para dar energia a enfrentar o dia que dá trabalho, e até chegar ao fim, é uma peregrinação quase religiosa ao botequim do chico. Pelo menos tenho fé em ir lá, é uma espécie de purificação do meu interior. Agora só bebo sininhos, estou em dieta alcoólica, só pequenas quantidades (de cada vez claro). Não se pode dizer que saia caro. Cada sininho são 30 cêntimos. Um copo de três, cinquenta cêntimos. Apesar de alguém desavisado poder estar em desacordo (está longe, não vê, está mal informado), sou uma pessoa poupada: só bebo um de cada vez. Se descontar de todos os que bebo, as ofertas, os brindes às efemérides de cada parceiro que frequenta o botequim, e os que o Chico se esquece de cobrar, gasto realmente muito pouco. Sou portanto no Sul, um dos homens mai

CAVALO-MARINHO

  Na distância do tempo que leva a vida a passar, as imagens mais antigas confundem-se, fundem-se mesmo, é difícil apurar certezas. Vejo-me a olhar fascinado e miúdo, a primeira vez, um cavalo-marinho. Ressequido, mas conservado, pousado na palma da minha mão. Se na altura conhecesse uma palavra mais pomposa do que renda, diria filigrana. Aconteceu quando estava de visita a uma casa liliputiana, de tios meus. A meu ver uma casa cheia de misteriosos e pequenos tesouros, que ia descobrindo na curiosidade de criança, abrindo gavetas e mexendo em prateleiras. Uma casa que tinha um olho de vidro da vista direita da minha tia, pousado no fundo de um copo cheio de água na mesa de cabeceira, a olhar para mim com um olhar espantado, esgazeado, e eu a olhar para ele, a princípio receoso,  depois a querer saber o que havia por trás de um olho, já que os vemos sempre colocados nas órbitras dos usufrutuários e não sabemos o que está por trás. Este olho de vidro é a prova óbvia que a minha tia ficou

DO AMOR INCONDICIONAL - 1-DO PODER

Nesta pluralidade que é a natureza, nesta obra dos acasos ou de causas superiores insondáveis, há seres cuja beleza cativa o mundo. A beleza é o argumento mais forte do poder. Dança à sua volta, danças do ventre, sensuais, húmidas, viciantes. Sabe rodeá-lo e tecer a sua teia invisível mas inquebrável, ata-o de mãos e pés, imobiliza, inteiramente hipnotizado. Perante a força irracional que irrompe de uma obra sinfónica, para pôr um exemplo de beleza superior, o homem baixa as defesas, entrega a sua sorte no embalo da música, extasiando-se é levado por essa torrente de emoções. Os efeitos dessa mistura explosiva, do casamento da beleza com o poder leva os seres a atitudes que não se alcança imaginar, coisas fora da lógica. Práticas do bem e o mal, sem noção, do bem e do mal, coisa subjectiva que leva por vezes a equilíbrios no fio da navalha. O aparecimento fugaz de um tigre listrado, meio visto, meio escondido no restolho dos arbustos, hipnotiza quem o vê e olha,