Avançar para o conteúdo principal

NA ALDEIA DA COMPORTA






A manhã está fresca, mas nada que se compare a outras manhãs no inverno. Está fresca mas já é outra coisa, apresenta-se com uma ligeireza de se querer acalorar. Sente-se no ar, e na disposição. Pressente-se a possibilidade de um dia menos macambúzio.

Augusto finaliza os preparativos de aparelhar a sua famel, companheira de uma vida em banho-maria: os dois, em navegações à vista em modo tépido.

Sem surpresas – que é um forma de dizer nenhumas - nem alteração do plano estabelecido, abre-se a cortina do quotidiano. O seu veículo e compadre, tem manias – não pega à primeira - e só reage por vontade própria, por muito que o Augusto o maldiga com o costumeiro chorrilho de asneiradas e ensaios de pontapé.

É assim esta relação, intempestiva e amorosa, como todas as ralações que desgovernam o coração. Resolvidas as dialéticas homem-máquina que apesar das diferenças de espécie não deixam de ser arrufos sentimentais, lá arrancam, amuados para não variar.

Sem pressa para chegar ao destino, sempre o mesmo, a famel – que incorpora aqui o papel da vítima - cuida-se na velocidade. O condutor deixa-se conduzir num estado que é um meio-termo entre o adormecimento e o pensamento aparentemente estático dos velhos.

Interrompem a viagem curta, uma deslocação insipiente entre dois pontos numa distância ridícula, para tomar café com cheirinho no lounge da Candinha. Ele não espera encontrar ninguém senão quem já sabe que vai encontrar: o mobiletas, assim chamado, porque desde que se lhe conheceu a barba, anda montado num híbrido que não é motorizada nem bicicleta, um chaço com um motor ajudado pelo pedalar do dono nas subidas mais ingremes.

É nestas pequenas coisas que se vê um homem: deixar-se de criancices e ser macho. Este não conseguiu abandonar a bicicleta de infância, apesar de a disfarçar com um motorzeco, o que lhe retirou definitivamente a credibilidade que se exige a um adulto.

Assim, meio criança-meio homem por concluir, foi eleito por maioria de voto o bobo da aldeia. Todas têm o seu, a esta calhou-lhe o ciclomotorista, que toma a cargo com profissionalismo e zelo a função que lhe compete. No entanto à noite dorme mais descansado que os outros, porque não tem que desenvolver pensamentos elaborados.

A essa hora do dia nascente – ainda virgem de desfechos nefastos e outros mais aceitáveis por acontecer, com marcação para essa data - para além da Candinha (a dona do café) que passa os meses de inverno especada no mesmo sítio dando a sensação de ter criado musgo nos pés, e ter desenvolvido raízes fundas chão adentro - só o dito do pedaleiro frequenta o local.

Não se julgue no entanto que a Candinha-musgo, não se transfigura no tempo quente, na anfitriã do local mais in da aldeia.
Na hora de acordar dos ricos (cada ser com o seu horário), o café transforma-se no centro do mundo: o maior ajuntamento de chinelos de dedo com brilhantes do país. E a Candinha, mulher renovada, pintalga os beiços e os olhos, arremenda-se com um decote generoso, para os receber e servir café e bolinhos doces e bons.

Para as gentes da população, não passa da Candinha que todos viram nascer e teve sorte na vida ao lembrar-se de montar um café.

O Augusto e o bobo pegam cedo ao serviço de pescadores em terra. Ultimamente a coisa não anda de feição: robalos anoréticos e umas cavalas ao engano da rota, e mesmo assim quando se enganam - espertas como tudo - não abocanham qualquer minhoca. Os robalos não, estúpidos como as casas: vão de bocarra aberta a tudo o que mexe. Às vezes têm azar e o Augusto e o mobiletas agradecem.

A vida, seja em que escalão for é uma lotaria desumana, comentam os peixes, e crê-se que outras espécies.

Mas ainda só estamos no momento do cheirinho: um dédalo de medronho acompanhado de um esgar de desprezo ao mobiletas. Afinal são rivais de profissão, apesar de esta praia ter mais de muitos quilómetros de extensão, que se quisessem nem se punham a vista em cima, mas não, ficam ao lado um do outro.

Fazem de propósito para se controlarem mutuamente, que olho que não vê, inveja sente. A imaginação é a grande mestra das efabulações e enganos. Melhor portanto que se autorregulem, juntos sabem o que cada um pesca, e vende nos restaurantes da aldeia.

Colocadas as introduções nesta história e com a promessa de um dia com gosto de Verão, o velho despede-se da dona do estabelecimento, deixa o rival em monólogo com o cálice e arranca sem delongas para escolher o melhor lugar da praia (o seu e o do outro).

Mais tarde quando o mobiletas chegar, dirá de rompante e para dentro da sua cabeça todas as asneiras que conhece, amaldiçoando a concorrência. Mas isso são fraquezas de quem já estava enchido de saudades do companheiro.

Como em todos os espaços materiais, a ideia de pertença só reside na cabeça dos seus ocupantes, o que quer dizer que esta praia a perder de vistas, é deles e dos outros que a gozam para proveitos retemperadores.
Horários diferentes, outras nuances do dia que passa, sem que se cruzem no passadiço de madeira.

A praia funciona como um “time sharing ”, conceito dos saxões para a obsessão da posse: de mãos vazias, mas convencidos que não.

Como na generalidade das actividades humanas, os rituais fazem a harmonia, e o pescador tem os seus: pisa a areia e benze-se com a mão esquerda nunca pôs os pés numa igreja, este povoado não a tem pública, só a do senhor, envolvida por muros privados); pousa os aprestos vai direito ao mar, molha os dedos da mão direita e leva-os à boca. O que se segue são trabalhos habituais da profissão – coisas técnicas – e portanto sem interesse descritivo.

Nesta fase da sua vida só continua a pescar para enganar o tempo. Não tem jeito para ficar em casa, menos ainda para o paleio da mulher. As mulheres falam até à exaustão e ele nunca percebeu verdadeiramente do que elas falam. É um homem simples.

Estão portanto na praia, juntos,com os dedos a sentir a sensibilidade da linha tensa que se perde na rebentação.

A aldeia entretanto ganha outras cores e odores mais perfumados. Animam-se tias, tios e sobrinhos em corrupio ao café da Candinha e ao supermercado do Gomes (sempre de chanato no pé e barbas blasé): a mercearia mais fina de toda a margem Sul e até mesmo nos limites dos Algarves.

No Gomes há de tudo, é bem possível que venda caviar “Beluga”, mas só o pão alentejano já vale por essa iguaria.

Quando a tribo hippie-chic põe os joanetes cuidados no contacto com a areia da praia, os pescadores dão por finda a faina, não são pessoas para convívios impossíveis.

Na entrada da praia um bar com música estridente, cheio de cocktails coloridos, tem um DJ de serviço permanente, contratado para poluir um ambiente quase puro.

É provável que os utentes prefiram assim, desabituados que andam de silêncios, ficam protegidos de picos de ansiedade. Já não sabem viver sem ruído.

É suficiente um pequeno afastamento desse epicentro e esquece-se a falta de consideração pelas pessoas.

O areal extenso espelha os dourados dos grãos de areia, e é ideal para apanhadores de conchas, carapaças e pedrinhas. As águas em nuances de verde, são frias mas boas. Pode-se confiar nelas, não atraiçoam.

O fim do dia é marcado pela invasão de enormes mosquitos (mutantes autóctones), agora muitos mais, porque antes aviões sorrateiros a fugirem dos ambientalistas aspergiam a zona, para que os donos das belas casas de veraneio, pudessem beber tranquilamente o seu gin, esparramados nos baloiços dos alpendres.

Por essa hora, quando a gente abandona a praia, a aldeia volta a ganhar ânimo, enchem-se os restaurantes fraquinhos, para servir jantares – bom, bom é “A Dona Bia”, na estrada para o Carvalhal, mas só por marcação, e atempada deve ser, senão arrisca-se a passar o Verão e não conseguir mesa para desfrutar os magníficos arrozes que a carta oferece.

O velho e o mobiletas estacionaram há muito os traseiros, num tasco escondido dos olhos dos tios.

Estão como hão-de ir, não para a cova claro, mas para casa, e de gatas, desconhecedores absolutos do nome pelo qual são conhecidos, tal a sede que a pescaria lhes deu, e obrigou a mitigar em mines, até ao estado de inconsciência feliz em que agora se encontram.

Não se disse ainda que a praia bordeja de um lado (do outro é terreno pantanoso) toda uma península, que penetra a foz do rio dos golfinhos, o Sado. Pode-se ir de barco (caro, mas o gozo do belo – como tudo – tem um preço), e ficando deixar para trás as marinas, os hotéis, os casinos e as casas todas iguais ou parecidas, em banda e desinteressantes, há-de chegar-se à terra da Comporta, onde vivem estes amigos.

Aqui veraneia-se caro, mas o sítio ainda é lindo e arejado, e apesar dos ligeiros incómodos dos diferentes tipos de melgas, passa-se um dia supimpa, com vontades de regresso

Comentários

  1. Parabéns Luís, pelo magnifico texto! É incrível, como consigo imaginar, dentro da minha mente, o contexto que aqui apresenta...mais incrível é saber que a minha imaginação poderá ser muito diferente daquela que o autor a concebeu, mas é nesse facto que está a magia da leitura e da escrita, que nos fazem viajar e conhecer novos espaços e seres. Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

AI DO QUE GOSTEI E DO QUE GOSTO

  Gostei da alcofa pousada na marquise onde entrava o sol com abundância e a minha avó costurava. Gostei do colo da minha avó.   Gostei que me afagasse os lençóis ao deitar.   Gostei de alguns tons escuros, os das noites, outros não.   Gostei do silêncio da noite, gostei em geral dos silêncios. Gostei de ouvir num radio a pilhas músicas que me fizeram sonhar sonhos bons. Gostei do cão Tôto, de caça, onde cavalguei no pátio, a imaginar-me cavaleiro. Gostei daquela casa onde só me lembro do parapeito da janela, onde presumo que aos fins de dia eu e a minha avó víamos as pessoas a passar na rua e nós, abeirados do beiral as cumprimentávamos. Gostei de odores que já não identifico. Gostei da tia Rosa, mulher ainda mais pobre que nós a quem dávamos de comer e ela, em troca, me dava todo o seu amor porque nunca teve ninguém seu. Era eu. Gostei do carro de bombeiros que o meu avô me ofereceu. Tinha uma sirene. Era único. Gostei do primeiro livro de quadradinhos, contava

BERLINDES

Eram berlindes e guelas, os primeiros mais pequenos, os outros, mais vistosos, abafavam os berlindes. Eram de vidro cheios de cor, muitas, com padrões que davam ao girar a sensação de movimento encantatório. Compravam-se nas papelarias de bairro, pequenas superfícies habitualmente familiares que vendiam de tudo de uma forma absolutamente eficaz e personalizada. Estabelecimentos, não superfícies, designações de um presente deselegante, um nome que soa estranho e é frio. Os proprietários e os empregados sabiam os nossos nomes. Podíamos levar e pagar depois, numa contabilidade honesta que se fazia no livro dos devedores, preenchido a lápis de carvão. Este calhamaço era uma história do negócio, onde se desfiavam listas de nomes e produtos e datas. Raramente era usado para lembrar os atrasos: ninguém queria estragar relações de boa vizinhança, num tempo em que a honra e a honestidade eram valores não transacionáveis. Uns buracos no chão com uma distância entre si, medi

COPOS E GAJAS BOAS, DE PREFERÊNCIA

De manhã se começa o dia, dizia a minha querida avó, mulher avisada, que vestia de preto, tinha um buço pronunciado e gostava da pinga às escondidas. Como quem sai aos seus, aos seus sai, já enfiei dois medronhos, para dar energia a enfrentar o dia que dá trabalho, e até chegar ao fim, é uma peregrinação quase religiosa ao botequim do chico. Pelo menos tenho fé em ir lá, é uma espécie de purificação do meu interior. Agora só bebo sininhos, estou em dieta alcoólica, só pequenas quantidades (de cada vez claro). Não se pode dizer que saia caro. Cada sininho são 30 cêntimos. Um copo de três, cinquenta cêntimos. Apesar de alguém desavisado poder estar em desacordo (está longe, não vê, está mal informado), sou uma pessoa poupada: só bebo um de cada vez. Se descontar de todos os que bebo, as ofertas, os brindes às efemérides de cada parceiro que frequenta o botequim, e os que o Chico se esquece de cobrar, gasto realmente muito pouco. Sou portanto no Sul, um dos homens mai

CAVALO-MARINHO

  Na distância do tempo que leva a vida a passar, as imagens mais antigas confundem-se, fundem-se mesmo, é difícil apurar certezas. Vejo-me a olhar fascinado e miúdo, a primeira vez, um cavalo-marinho. Ressequido, mas conservado, pousado na palma da minha mão. Se na altura conhecesse uma palavra mais pomposa do que renda, diria filigrana. Aconteceu quando estava de visita a uma casa liliputiana, de tios meus. A meu ver uma casa cheia de misteriosos e pequenos tesouros, que ia descobrindo na curiosidade de criança, abrindo gavetas e mexendo em prateleiras. Uma casa que tinha um olho de vidro da vista direita da minha tia, pousado no fundo de um copo cheio de água na mesa de cabeceira, a olhar para mim com um olhar espantado, esgazeado, e eu a olhar para ele, a princípio receoso,  depois a querer saber o que havia por trás de um olho, já que os vemos sempre colocados nas órbitras dos usufrutuários e não sabemos o que está por trás. Este olho de vidro é a prova óbvia que a minha tia ficou

DO AMOR INCONDICIONAL - 1-DO PODER

Nesta pluralidade que é a natureza, nesta obra dos acasos ou de causas superiores insondáveis, há seres cuja beleza cativa o mundo. A beleza é o argumento mais forte do poder. Dança à sua volta, danças do ventre, sensuais, húmidas, viciantes. Sabe rodeá-lo e tecer a sua teia invisível mas inquebrável, ata-o de mãos e pés, imobiliza, inteiramente hipnotizado. Perante a força irracional que irrompe de uma obra sinfónica, para pôr um exemplo de beleza superior, o homem baixa as defesas, entrega a sua sorte no embalo da música, extasiando-se é levado por essa torrente de emoções. Os efeitos dessa mistura explosiva, do casamento da beleza com o poder leva os seres a atitudes que não se alcança imaginar, coisas fora da lógica. Práticas do bem e o mal, sem noção, do bem e do mal, coisa subjectiva que leva por vezes a equilíbrios no fio da navalha. O aparecimento fugaz de um tigre listrado, meio visto, meio escondido no restolho dos arbustos, hipnotiza quem o vê e olha,