Avançar para o conteúdo principal

Testemunha

Estou numa torre, só pode ser uma torre. A altura desta torre é enorme, estou suspenso nela, sei que tenho vertigens mas sou atraído involuntariamente para uma janela recortada numa parede irregular. Está a acontecer comigo o fenómeno magnético de atracção dos ímanes. Plasmado numa janela. Não distingo nada com nitidez. A força que me atrai a esta possibilidade de janela, não me autoriza a mexer um único músculo. Desagradável.

Estou colado a uma janela porque pouco antes desse fenómeno involuntário ter acontecido, reparei num ponto de luz minúsculo na imensidão da parede vazia, onde um luar provável batia o pé às trevas da noite. E foi precisamente para esse ponto que fui sugado, só porque olhei para ele.

...

Olho e pouco vejo, mas continuo cheio de vertigens. Acho que flutuamos. Eu e a torre? Nem sequer sei se estou numa torre ou num barco desgovernado. O balanço está na cabeça ou vem de fora de mim?

...

Sinto que não estou sózinho.

Estou numa sala, mas a janela despareceu.

Quatro homens com barba farta e óculos importantes com aros de tartaruga, debruçam-se sobre um livro, no meio da mesa, no centro da sala. Cada um escreve palavras num caderno preto com uma espécie de plumas antigas onde se molha o aparo num tinteiro. Tenho a sensação de que escrevem coisas muito importantes.

Que estranho! Sinto que eles agora estão a encher uma mochila de uma grande responsabilidade. Vão pôr-me o saco às costas. Sou o transportador das palavras daquele livro, tenho de as entregar de porta em porta. O alforge é pesadíssimo mas não lhe sinto o peso.

Ainda não estou muito certo do que faço neste local, mas não me preocupo porque sinto-me naturalmente à vontade.

O ambiente é neutro, apesar das vertigens e eles não falarem comigo. Eles nem falam.

Agora que olhei mais atentamente, eles não têm lábios. Afinal o que eu pensava serem plumas antigas, são penas que lhes saiem dos dedos. O aparo é a unha do dedo indicador. De repente o conforto desapareceu. Isto está a ficar esquisito.

Tenho a sensação muito difícil de explicar a mim próprio, que estou aqui por uma razão particular aparentemente importante, mas tenho dúvidas!

...

Estou cheio de frio.

Estou deitado ao lado de uma bíblia. Uma bíblia do meu tamanho. É o livro que os barbudos estão a escrever. Sem respeito nenhum uns pelos outros, cada um escreve onde lhe apetece, até por cima do que os outros escreveram antes.

São os Sábios, é isso que eles são, nem se dão conta que eu estou estendido ao lado do livro dos livros.

Aproxima-se agora um homem com bom aspecto, com um indício de gravata a sobressair pela cor, da bata branca que traz vestida. Parece-me doctor.  Enfia-me um tubo na boca e insiste para que eu degluta um líquido vermelho escuro injectado à pressão por uma seringa de tamanho descomunal.

Faço o esforço de engolir, mas o sabor agro e ferruginoso interrompe a minha boa vontade.

Ele insiste, começa a chatear-me. Já não acho piada à gravata.

Sinto-me mal. O encosto forçado da minha orelha direita sobre a Bíblia, começou por causar dormência e agora transformou-se em dor. Dói-me o lóbulo da orelha!

Debato-me com toda a razão, mas ninguém me atende.

Os barbudos agora estão em cima de mim, escrevem palavras no meu rosto, o que dá comichão. O tubo já não é um tubo, transformou-se num sifão de uma sanita colada na boca que não me deixa respirar.

Vou asfixiar!



António José,Tozé em núcleo restricto, desperta em sobressalto, húmido de suores, com a respiração descoordenada, num escuro totalmente escuro . Está perdido e até perceber que está sentado no lado certo da sua própria cama, passa momentos de desnorte.

A mulher dorme profundamente enroscada na posição de decúbito lateral. Tem uma espécie de capacete na cabeça, com uns rolos metálicos que parecem uma central eléctrica, para não descompor o penteado. O relógio despertador emite uma luz verde exuberante – uma nave espacial pousada ao lado da almofada - dá horas a piscar, que é a sua função e mantém-se sossegado no local expectável: a mesa de cabeceira.

4 horas da madrugada.

Tozé teve um pesadelo. São cada vez mais frequentes. Todas as noites um sonho intrometido aninha-se sem se fazer convidado entre os lencóis e ocupa todo o espaço da cama. Pernas por cima dos inquilinos, empurrando, apodera-se do espaço com solavancos incómodos para mudar de posição. Ressona alarvemente

Agora que despertou, volta a marinar nos problemas da vida, que não são muitos: sempre teve a minúcia de se preparar para uma velhice sem sobressaltos. Para além dos prováveis - a próstata ou o cólon, lotaria nas mãos do sobrenatural – tudo está arrumado na prateleira certa, e se tudo continuar a correr como planeado, o resto da jornada será tranquila.

Tozé está reformado das finanças. Há trinta e cinco anos conheceu a Angélica . Ela estava com dificuldades em preencher os papéis do Imposto dos rendimentos. Na realidade não era assim tão difícil colocar os números que se pedia, mas para lá chegar, tinha um novelo de perguntas por responder que a deixavam baralhada.

Aqueles impressos tinham sido propositadamente inventados para confundir a cabeça dos contribuintes. Algum funcionário de Finanças anónimo e triste, de índole sadomasoquista, fez dos impressos que inventou, o seu grito de revolta e deu o seu contributo para a vida meio enjoada de quem se levanta de madrugada para ganhar lugar na bicha e conseguir  ser atendido na abertura de portas.

Com a ajuda do Tozé e o carimbo oficial nos impressos, tirou-se o passaporte para uma vida em Massamá – nos primeiros anos num discreto apartamento alugado, depois com o esforço dos remediados que poupam nos gastos, num empréstimo bancário a trinta anos tornaram-se proprietários - dois filhos feitos doutores e bem casados,com copo de agua e uma reforma simpática que sobra, para gozarem sem preocupação de mercearia o inverno da vida.

E é no inverno, quando faz mais frio, que os corpos se abafam de roupa e as almas, com frieiras, procuram mantas e cobertores.

O casal Antunes encontrou o seu porto de abrigo nas Testemunhas,

A religião de Cristo vivida na infância ficou-se pelo caminho, mas os últimos anos trouxeram à superfície a comichão da fé.

 A congregação tornou-se a sua família, assistem três vezes por semana às sessões do Salão do Reino. Apresentam-se de fato e gravata e vestidos discretos. Cheiro a limpo. Não há listas infindáveis de semi deuses para venerar e dar conta dos nomes, as velas não se usam, nem preces para decorar. Leituras, só leituras partilhadas. Estão todos ao mesmo nível e isso é uma benção tão difícil de encontrar nas outras agremiações, desde a tertúlia da sueca aos herdeiros do santo Graal.

Comentam em conjunto os Escritos, sem pastores nem cajados. Este rebanho é autonomo, sabe por onde caminha.

Pelas manhãs, todas, Angélica ajeita o nó da gravata pálida do marido e tem a preocupação de que a saia de tecido grosseiro não sobe a altura do joelho.

Comem torradas de pão integral acompanhadas com chá preto - linha branca - num silêncio concentrado, sentados na mesa da cozinha.

As bíblias são arrumadas em duas capas de pele sintética, das que se põem debaixo do braço. Levam ainda um stock de revistas “Sentinela” e ”Despertai”, com uma tiragem gráfica quinzenal de 50 milhões de exemplares por esse mundo fora.

Angélica dá os últimos retoques de alinhamento na colcha de renda que fez no ano passado e que cobre a cama do casal: “sabemos sempre como saímos de casa, mas nunca como voltamos”.

Reina neste apartamento suburbano um silêncio divino.

 Sai-se ao rodar da chave.

7h30. Boa hora para evangelizar.

 Estacionam os corpos na entrada principal na estação de comboios da linha de Sintra.

Gente ensonada, com pouca vontade de encarar o sentido de mais um dia, dirigem-se como autómatos para a plataforma nº2, onde param os comboios para o Oriente e o Rossio.

As portadas de acesso à plataforma abrem-se aos que têm passe válido. Outros aproveitam a nesga para escapulir ilegalmente. Outros, saltam por cima das portadas e resolvem o problema.


É assim a vida na periferia de alguma coisa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AI DO QUE GOSTEI E DO QUE GOSTO

  Gostei da alcofa pousada na marquise onde entrava o sol com abundância e a minha avó costurava. Gostei do colo da minha avó.   Gostei que me afagasse os lençóis ao deitar.   Gostei de alguns tons escuros, os das noites, outros não.   Gostei do silêncio da noite, gostei em geral dos silêncios. Gostei de ouvir num radio a pilhas músicas que me fizeram sonhar sonhos bons. Gostei do cão Tôto, de caça, onde cavalguei no pátio, a imaginar-me cavaleiro. Gostei daquela casa onde só me lembro do parapeito da janela, onde presumo que aos fins de dia eu e a minha avó víamos as pessoas a passar na rua e nós, abeirados do beiral as cumprimentávamos. Gostei de odores que já não identifico. Gostei da tia Rosa, mulher ainda mais pobre que nós a quem dávamos de comer e ela, em troca, me dava todo o seu amor porque nunca teve ninguém seu. Era eu. Gostei do carro de bombeiros que o meu avô me ofereceu. Tinha uma sirene. Era único. Gostei do primeiro livro de quadradinhos, contava

BERLINDES

Eram berlindes e guelas, os primeiros mais pequenos, os outros, mais vistosos, abafavam os berlindes. Eram de vidro cheios de cor, muitas, com padrões que davam ao girar a sensação de movimento encantatório. Compravam-se nas papelarias de bairro, pequenas superfícies habitualmente familiares que vendiam de tudo de uma forma absolutamente eficaz e personalizada. Estabelecimentos, não superfícies, designações de um presente deselegante, um nome que soa estranho e é frio. Os proprietários e os empregados sabiam os nossos nomes. Podíamos levar e pagar depois, numa contabilidade honesta que se fazia no livro dos devedores, preenchido a lápis de carvão. Este calhamaço era uma história do negócio, onde se desfiavam listas de nomes e produtos e datas. Raramente era usado para lembrar os atrasos: ninguém queria estragar relações de boa vizinhança, num tempo em que a honra e a honestidade eram valores não transacionáveis. Uns buracos no chão com uma distância entre si, medi

COPOS E GAJAS BOAS, DE PREFERÊNCIA

De manhã se começa o dia, dizia a minha querida avó, mulher avisada, que vestia de preto, tinha um buço pronunciado e gostava da pinga às escondidas. Como quem sai aos seus, aos seus sai, já enfiei dois medronhos, para dar energia a enfrentar o dia que dá trabalho, e até chegar ao fim, é uma peregrinação quase religiosa ao botequim do chico. Pelo menos tenho fé em ir lá, é uma espécie de purificação do meu interior. Agora só bebo sininhos, estou em dieta alcoólica, só pequenas quantidades (de cada vez claro). Não se pode dizer que saia caro. Cada sininho são 30 cêntimos. Um copo de três, cinquenta cêntimos. Apesar de alguém desavisado poder estar em desacordo (está longe, não vê, está mal informado), sou uma pessoa poupada: só bebo um de cada vez. Se descontar de todos os que bebo, as ofertas, os brindes às efemérides de cada parceiro que frequenta o botequim, e os que o Chico se esquece de cobrar, gasto realmente muito pouco. Sou portanto no Sul, um dos homens mai

CAVALO-MARINHO

  Na distância do tempo que leva a vida a passar, as imagens mais antigas confundem-se, fundem-se mesmo, é difícil apurar certezas. Vejo-me a olhar fascinado e miúdo, a primeira vez, um cavalo-marinho. Ressequido, mas conservado, pousado na palma da minha mão. Se na altura conhecesse uma palavra mais pomposa do que renda, diria filigrana. Aconteceu quando estava de visita a uma casa liliputiana, de tios meus. A meu ver uma casa cheia de misteriosos e pequenos tesouros, que ia descobrindo na curiosidade de criança, abrindo gavetas e mexendo em prateleiras. Uma casa que tinha um olho de vidro da vista direita da minha tia, pousado no fundo de um copo cheio de água na mesa de cabeceira, a olhar para mim com um olhar espantado, esgazeado, e eu a olhar para ele, a princípio receoso,  depois a querer saber o que havia por trás de um olho, já que os vemos sempre colocados nas órbitras dos usufrutuários e não sabemos o que está por trás. Este olho de vidro é a prova óbvia que a minha tia ficou

DO AMOR INCONDICIONAL - 1-DO PODER

Nesta pluralidade que é a natureza, nesta obra dos acasos ou de causas superiores insondáveis, há seres cuja beleza cativa o mundo. A beleza é o argumento mais forte do poder. Dança à sua volta, danças do ventre, sensuais, húmidas, viciantes. Sabe rodeá-lo e tecer a sua teia invisível mas inquebrável, ata-o de mãos e pés, imobiliza, inteiramente hipnotizado. Perante a força irracional que irrompe de uma obra sinfónica, para pôr um exemplo de beleza superior, o homem baixa as defesas, entrega a sua sorte no embalo da música, extasiando-se é levado por essa torrente de emoções. Os efeitos dessa mistura explosiva, do casamento da beleza com o poder leva os seres a atitudes que não se alcança imaginar, coisas fora da lógica. Práticas do bem e o mal, sem noção, do bem e do mal, coisa subjectiva que leva por vezes a equilíbrios no fio da navalha. O aparecimento fugaz de um tigre listrado, meio visto, meio escondido no restolho dos arbustos, hipnotiza quem o vê e olha,