Avançar para o conteúdo principal

DO AMOR INCONDICIONAL - 10 - DO CÃO




“Odeio a praia. Água, nem se fala. Alergia. A areia repugna-me, excremento geológico perverso a imiscuir-se no corpo dos outros, por tudo quanto é sítio. E não há forma de nos vermos livres dela: ao fim de uma semana ainda a trincamos, aparecem grânulos mínimos mas incomodativos nos interstícios mais recônditos, que foram lá parar propositadamente para nos irritar, causar incómodo, tirar o sossego, uma coceira infinda, a perna a imitar um braço de um boneco dos chinês irritantemente chinês, até ao durar da pilha, felizmente não duram muito.

Areia e sol juntos, o pior convite – vou a contragosto - que me podem fazer para passar um dia fora de casa. Não é sequer um convite, ninguém me pergunta se quero, levam-me e eu vou. Bem se sabe que adoro a rua, espaços amplos, agora ver tudo em tons de amarelo, sem um apontamento de verde - a minha cor preferida - não haver nas proximidades um pequeno arbusto onde nos possamos alçar, e ainda queimarmos as nossas mesmas plantas- as dos pés - como se estivéssemos a andar por cima de uma frigideira com óleo.

 Desculpem, mas é um exercício ou de tortura, ou se é com gosto (o que não é o caso), o maior dos masoquismos. Que prazer é que isso dá? Há tanta coisa que não compreendo neles. Imaturos. 

Um dia passado assim, é um rosário, e não sou religioso, a minha espécie desconhece a culpa a não precisa de se justificar impotente perante os acontecimentos maus ou bons do mundo.

Há uma altura do ano, não sei porquê, que é todos os fins de semana, o mesmo roteiro. Por sorte a minha memória de curto prazo não é muito desenvolvida, esqueço rápido, o que é bom porque no fim de semana seguinte, quando saio de casa, entro no carro, não me dou logo conta para onde me estão a levar. Se me lembrasse, fincaria os pés que são patas, e quatro, no chão, e para me tirarem tinha que ser por guindaste, e olhem que não sou leve. Mas saio sempre de casa com uma felicidade imensa, a melhor coisa do mundo, depois dele claro.

Quando chegamos à ponte é que percebo finalmente para onde me leva. Só para entrar na ponte é uma espera meditativa, que é estar a ser irónico, de meditativo tem muito pouco, é nervosa, é o que é. O que ficaria bem dizer é que se leva com uma seca irritativa. Como se não bastasse encadeia-se esta com a seguinte, para atravessar a vila ou cidade ou esse aglomerado urbano desorganizado, que não sei o nome técnico, que vem na lista de assento das povoações. É o caos, sempre foi assim, com certeza será sempre assim e ninguém os que lá vive nem os que lá passam, irão alguma vez importar-se com isso.

Com a meditação toda feita – a valer para uma semana completa - conclui-se, espera-se com êxito, o último troço de uma estrada minada de buracos e pó que se entranha mesmo com as janelas do carro fechadas. Os solavancos são de tal magnitude sísmica que ganhamos uma camada de enjoo, com efeitos vibratórios para o resto do dia – que ainda vai no adro, uma procissão, uma via sacra. No regresso repete-se a dose. Flagelação em duplicado, o gosto pelo sofrimento no seu expoente maior: o prazer.

Do parque de estacionamento até ao local onde se vai marcar território, é fundamental repetir que as extremidades plantares fritam com o calor da areia. Um observador mais criativo, diria estar a ver um grupo de pinguins (naquele balancear peculiar que fazem ao andar), a atravessarem estranhamente um areal, em latitudes afastadas das suas. Perderam o sul - neste caso - e deambulam num areal como se fosse numa planície da Antártida.

Ao rubro. A partir de agora, é só dizer mal.

Primeiro, a praia é uma extensão de deserto a perder de vista, mas todos se aproximam o mais que podem, pegados uns aos outros, parece que têm medo de estarem sozinhos, de se confrontarem com a sombra e não saberem que explicações dar. Não se procura um banho de natureza, equilibrar-se com os sons do mar, das gaivotas, encher o depósito da vista com os verdes, os azuis e os amarelos. Nada disso, às camadas.

Vai-se para a confusão, a gritaria histérica das crianças, uma bola de futebol que está constantemente a vir parar ao nosso lado, uns senhores e senhoras que passam o dia para trás e para a frente a gritarem qualquer coisa, empurrando um carro rídiculo com umas rodas enormes e disformes, miúdos e graúdos hiperacivos aos saltos, em ginásticas, nos desportos radicais, sem parança.

Não há um único sítio apropriado para alívio das necessidades, todos a verem se apanham os infractores. Parece que não têm mais nada para fazer senão estarem constantemente alerta, não temos onde o fazer, vão para a praia para continuarem tensos e com os nervos e outras extremidades descontroladas a saírem pelos bolsos dos calções de banho.

Quando termina o fim-de-semana, a única coisa que se lhes alterou foi a cor da pele, que passou de doentiamente branco-pálido, para moreno preto-da-guiné, ou rosadinho lagosta acabada de sair da panela. Limpeza interior, renovação dos estados de alma, energia intrínseca renovada, nada. Começam a semana como terminaram a anterior: acabrunhados, opacos, cheios de tédio.

Na praia, todos defendem a sua sombra como um bem precioso, se tentamos utilizar a sombra do vizinho, somos corridos a pontapé. Com a comida é a mesma coisa, como o terreno é um deserto infértil, cada um agarra-se à sua ideia de oásis e partilhar é palavra que não cai bem, solidariedade é para os outros, a minha comida é só minha. Enchem os depósitos de produtos altamente tóxicos e calóricos, e vão a banho.

Pondo a areia de parte, a que já se dedicou a atenção devida, e então a água? Até me arrepia, literalmente, e não é pela sensação térmica. Quando há poucas ondas e aquela liquidez toda está mansa, suporta-se. Refrescamos os membros inferiores e está feito. Agora quando ela se revolta e entorna-nos enxurradas de água misturada com areia e espuma, e carapaus e o mais que seja, que ficamos zonzos sem saber em que direcção fica terra e o que nos aconteceu, é demais, é abusivo, devia ser proibido.

Sinceramente não vejo que prazer possa dar andar a nadar de um lado para o outro. Fazer carreirinhas tipo torpedo? É uma coisa sem objectivos, acriançada, não se lhe vê proveito.

Já perceberam que eu não venho sozinho para a praia e se a vontade fosse minha, não era sobre este assunto que agora estava a falar. Mais provável é que vos descrevesse os prazeres aventurosos, ardentes, de uma tarde bem passada num jardim público, pululante de belas passeantes, a cheirarmo-nos uns aos outros, a todo o instante a chegarem novos para cheirar, num tapete finamente relvado e fresco, onde nos podemos distender convenientemente, e árvores, poder alçar comodamente a perna, sem constrangimento, sem vergonha.

Se estou aqui é por causa dele e o que mais me incomoda é que ele pensa que eu adoro o “programa”! Que me está a oferecer felicidade em estado puro.

Não, ele está num processo de negação, eu cansado de lhe dar pistas e mais pistas sobre o tema em apreço, ele a não querer perceber. É que não se pode ser mais óbvio: amuo, faço peso “morto”, tem que arrastar-me, rebolo-me em cima de todas as toalhas que encontro, roubo bolas, bóias, formas de plástico, como o que apanho, deixo a minha marca nos paus dos chapéus de sol, instauro uma revolução descontrolada, todos a refilarem com ele, com nomes feios pelo meio e tudo.

Ele finge que não percebe, e porque me quer ver contente e livre, naquilo que é a sua ideia de liberdade para mim, finge que não os ouve e estimula-me ainda mais e ri. E é quando ele ri dessa maneira de me estar a dizer que é feliz porque eu sou o seu companheiro, que desarmo o meu mau-humor, perdoo ter-me trazido para este sítio horrível, e salto para cima dele e cubro-o de mil uma lambidelas de amor.

É muito imaturo. Se lhe dou demasiada atenção, não quer fazer mais nada senão brincar: de manhã à noite. Não se cansa, repete e repete as mesmas coisas, sempre como se fosse a primeira vez, como se estivesse nesse mesmo momento a iniciar um jogo, um novo desafio. Não passa de um miúdo crescido com sapatos de camurça, gravata de seda, mau feitio com os subalternos e implacável nos negócios, que se transfigura aos Sábados e Domingos, numa pessoa despreocupada e ainda por cima protectora.

Sempre a dar palpites: «senta-te, deita-te, cala-te, vai comer, vai dormir, toma isto, vai buscar aquilo». Não me deixa ser eu, tomar decisões.

Estou para aqui com esta conversa interior e vai julgar-se que o acho um monstro, que o tenho em pouca estima. Nada disso! Já disso há dois parágrafos que o amava.

Remoo estes pensamentos porque sou um indivíduo reflexivo, mas é o ser que mais amo neste mundo, e remoer é uma coisa natural em mim, não faço de propósito e esqueço tão rapidamente como me lembrei.

A minha vida sem a sua companhia seria um manto de solidão a arrastar-se pelo chão cheio de pedras a rasgarem o manto e a dificultar a marcha. Parece poesia mas é mesmo assim.São desabafos, nada mais. Basta que me estenda a mão, e desfaço-me, não contenho as emoções, fico incontinente dele.

Os homens e os cães, temos a aliança de cooperação mais antiga do planeta. Andamos juntos há milhares de anos. Algures, um dia perdido numa floresta ou savana, que já desapareceram há muito, descobrimos que trabalhando juntos teríamos mais sucesso nas caçadas e por conseguinte menos fome. Somos bons a detectar as presas, encurralá-las, eles são bons em criar estratégias para as caçar. A nossa destreza física aliada à sua inteligência constituem o par perfeito. Começou assim mas com o avançar do tempo e com a descoberta da pastorícia, da agricultura, ficámos inseparáveis. E foi esse o acordo que foi feito, a partir daí somos parceiros. 

Temos linguagens diferentes, mas aprendemos a entender os sinais de cada um, as palavras, as nossas modulações no ladrar. Vai chegar o dia em que vamos falar a sua linguagem, é um sonho meu.

….

Nunca esteve como hoje, numa excitação fora do comum, cinético. Normalmente, quando vai banhar-se, tenta insistentemente convencer-me. Entra, sai, chapinha, apresenta os seus argumentos, atira paus, atira bolas, atira-se a ele, insiste, desiste. Fico depois em paz enquanto ele se cansa a imitar os golfinhos, a fazer carreirinhas. Fico por ali à beira da linha da água, a vê-lo. Hoje, parece diferente, não explico mas sinto, está mais exuberante, esbraceja mais. E está bastante longe e continua a afastar-se perigosamente. A minha visão não é das melhores, tenho alguma dificuldade em perceber se está a rir ou a meter-se comigo.

Homem endiabrado, idolatro-o, mas é tão absorvente como a água, o segundo objecto, ou coisa, ou sei lá que nome dar, que consegue ser mais irritante que a areia, que não se deixa apanhar nunca. É um líquido, por isso mais experta, mais manhosa, a esgueirar-se pelas frechas todas. Para além disso, descompõe-nos o pelo, se for então na mistura de água e areia, fico como um croquete com patas, temperado com sal a mais.

Este jogo de hoje é novo, acena-me freneticamente. Deixo de o ver intermitentemente, a sua cabeça desaparece. Quando volta, insiste nessas macacadas: a esbracejar como se estivesse num festival de música de Verão – fui com ele uma vez, num parque da cidade, e estavam todos nesta brincadeira, a abanarem os corpos de um lado para o outro, de braços levantados, olhos fechados e com caras de parvos.

O que é que ele quer? Estará a chamar-me? Estou com um pressentimento estranho, isto não é normal.
Acabo sempre por ser enganado mas como o amo, não me nego ao chamamento. Sei que pode ser parvoíce, mas por ele faço tudo – já o tinha dito?  

Odeio a água em quantidades que ultrapassem a tijela por onde a bebo, mas não o vou deixar sozinho.

Aqui vou eu!

Estranho, avancei destemidamente e nem me lembrei que não sei nadar. Sou um retriever, esta função devia ser inata, mas não, não nasceu comigo.Por ele nado mesmo a não saber nadar.

Agora que dei conta disso começo a atrapalhar-me com esta mistura de areia, com a rebentação das ondas – não dão tréguas, em fila, umas depois das outras - a espuma que se forma, a areia que se levanta a deixar a água turva, perco a orientação, deixo de saber onde está ele, onde estou eu, onde fica terra.

Não é fácil explicar o que está a acontecer, estou perdido, mal vejo, não respiro convenientemente, engulo indevidamente quantidades obscenas de água, estou num meio líquido e não flutuo.

Esperneio para nada, estou a perder energia, vou deixando ir, fui, desisti. Já não vejo, nem sinto, começo rapidamente a deixar de conseguir pensar.

Ficou tudo escuro. Não estou no ambiente água. Não estou ansioso, pelo contrário, numa grande paz. Caminho, creio, num túnel com uma luz ténue, acolhedora, ao longe que não sei se é longe, pode ser um túnel ou não, agora já está mais iluminado, a luz é quente. A sensação de estar aqui é boa, vou contente na direcção dessa luz, que agora consigo distinguir que vem de uma porta, melhor, o caixilho de uma porta, não tem porta. É uma cortina de luz. Nem sei se caminho, se flutuo. Estou a ser gentilmente impelido na sua direcção, sem nenhum esforço meu, vou.

Julguei estar só mas não, começam a aparecer outros seres, todos no mesmo sentido, todos com um ar perfeitamente tranquilo, alegres. Todo o tipo de seres, ou seja, de todas as espécies animais, e humanos. O meu dono está agora a passar por mim, à minha esquerda, mais rápido, sorri, está de calções de banho, vai chegar ao lugar da porta primeiro do que eu. Que lugar é este? Para onde vamos? Já não o vejo.

Apesar de pequenos contratempos, normais nas vidas das pessoas e dos cães, estamos sempre juntos, não podemos mesmo estar um sem o outro. É o amor, gosto de pensar assim, não o posso deixar outra vez sozinho.

Estou a tentar fazer um esforço para o apanhar, ele não tem nenhum sentido de orientação, está sempre a perder-se, é a primeira vez que passamos por aqui, ele é distraído.

Raio do homem, que o amo. É a minha família.

Vamos para onde afinal? quero lá saber, o que interessa é que vamos e estamos juntos, na vida e mais além.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

AI DO QUE GOSTEI E DO QUE GOSTO

  Gostei da alcofa pousada na marquise onde entrava o sol com abundância e a minha avó costurava. Gostei do colo da minha avó.   Gostei que me afagasse os lençóis ao deitar.   Gostei de alguns tons escuros, os das noites, outros não.   Gostei do silêncio da noite, gostei em geral dos silêncios. Gostei de ouvir num radio a pilhas músicas que me fizeram sonhar sonhos bons. Gostei do cão Tôto, de caça, onde cavalguei no pátio, a imaginar-me cavaleiro. Gostei daquela casa onde só me lembro do parapeito da janela, onde presumo que aos fins de dia eu e a minha avó víamos as pessoas a passar na rua e nós, abeirados do beiral as cumprimentávamos. Gostei de odores que já não identifico. Gostei da tia Rosa, mulher ainda mais pobre que nós a quem dávamos de comer e ela, em troca, me dava todo o seu amor porque nunca teve ninguém seu. Era eu. Gostei do carro de bombeiros que o meu avô me ofereceu. Tinha uma sirene. Era único. Gostei do primeiro livro de quadradinhos, contava

BERLINDES

Eram berlindes e guelas, os primeiros mais pequenos, os outros, mais vistosos, abafavam os berlindes. Eram de vidro cheios de cor, muitas, com padrões que davam ao girar a sensação de movimento encantatório. Compravam-se nas papelarias de bairro, pequenas superfícies habitualmente familiares que vendiam de tudo de uma forma absolutamente eficaz e personalizada. Estabelecimentos, não superfícies, designações de um presente deselegante, um nome que soa estranho e é frio. Os proprietários e os empregados sabiam os nossos nomes. Podíamos levar e pagar depois, numa contabilidade honesta que se fazia no livro dos devedores, preenchido a lápis de carvão. Este calhamaço era uma história do negócio, onde se desfiavam listas de nomes e produtos e datas. Raramente era usado para lembrar os atrasos: ninguém queria estragar relações de boa vizinhança, num tempo em que a honra e a honestidade eram valores não transacionáveis. Uns buracos no chão com uma distância entre si, medi

COPOS E GAJAS BOAS, DE PREFERÊNCIA

De manhã se começa o dia, dizia a minha querida avó, mulher avisada, que vestia de preto, tinha um buço pronunciado e gostava da pinga às escondidas. Como quem sai aos seus, aos seus sai, já enfiei dois medronhos, para dar energia a enfrentar o dia que dá trabalho, e até chegar ao fim, é uma peregrinação quase religiosa ao botequim do chico. Pelo menos tenho fé em ir lá, é uma espécie de purificação do meu interior. Agora só bebo sininhos, estou em dieta alcoólica, só pequenas quantidades (de cada vez claro). Não se pode dizer que saia caro. Cada sininho são 30 cêntimos. Um copo de três, cinquenta cêntimos. Apesar de alguém desavisado poder estar em desacordo (está longe, não vê, está mal informado), sou uma pessoa poupada: só bebo um de cada vez. Se descontar de todos os que bebo, as ofertas, os brindes às efemérides de cada parceiro que frequenta o botequim, e os que o Chico se esquece de cobrar, gasto realmente muito pouco. Sou portanto no Sul, um dos homens mai

CAVALO-MARINHO

  Na distância do tempo que leva a vida a passar, as imagens mais antigas confundem-se, fundem-se mesmo, é difícil apurar certezas. Vejo-me a olhar fascinado e miúdo, a primeira vez, um cavalo-marinho. Ressequido, mas conservado, pousado na palma da minha mão. Se na altura conhecesse uma palavra mais pomposa do que renda, diria filigrana. Aconteceu quando estava de visita a uma casa liliputiana, de tios meus. A meu ver uma casa cheia de misteriosos e pequenos tesouros, que ia descobrindo na curiosidade de criança, abrindo gavetas e mexendo em prateleiras. Uma casa que tinha um olho de vidro da vista direita da minha tia, pousado no fundo de um copo cheio de água na mesa de cabeceira, a olhar para mim com um olhar espantado, esgazeado, e eu a olhar para ele, a princípio receoso,  depois a querer saber o que havia por trás de um olho, já que os vemos sempre colocados nas órbitras dos usufrutuários e não sabemos o que está por trás. Este olho de vidro é a prova óbvia que a minha tia ficou

DO AMOR INCONDICIONAL - 1-DO PODER

Nesta pluralidade que é a natureza, nesta obra dos acasos ou de causas superiores insondáveis, há seres cuja beleza cativa o mundo. A beleza é o argumento mais forte do poder. Dança à sua volta, danças do ventre, sensuais, húmidas, viciantes. Sabe rodeá-lo e tecer a sua teia invisível mas inquebrável, ata-o de mãos e pés, imobiliza, inteiramente hipnotizado. Perante a força irracional que irrompe de uma obra sinfónica, para pôr um exemplo de beleza superior, o homem baixa as defesas, entrega a sua sorte no embalo da música, extasiando-se é levado por essa torrente de emoções. Os efeitos dessa mistura explosiva, do casamento da beleza com o poder leva os seres a atitudes que não se alcança imaginar, coisas fora da lógica. Práticas do bem e o mal, sem noção, do bem e do mal, coisa subjectiva que leva por vezes a equilíbrios no fio da navalha. O aparecimento fugaz de um tigre listrado, meio visto, meio escondido no restolho dos arbustos, hipnotiza quem o vê e olha,